quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Quem fracassa na vida...




03/11/2007




Verão chegando.

Por: Luis Carvesan.


Imagem:http://www.sibila.com.br/imagens/miseria4.jpg


O homem juntou suas latas, seus papelões, seus trapos e paus e buscou abrigo rente à coluna do viaduto. De tão grande e tão cheio de gente, pensou o homem, esse viaduto é como uma casa sem parede e sem porta, sem cômodos, sem jardim, sem nada. Mas é a casa que Deus me deu, pensou o homem, arrumando como podia suas tralhas, porque lá vinha o temporal de novo, mais chuvarada para infernizar (Deus me perdoe!) a vida desgraçada dessa gente toda que vive na rua, embaixo da ponte.
Quantos moram debaixo desse viaduto comprido desse jeito?, pensou o homem com seus botões, quer dizer, com sua camisa suja e puída, obviamente sem botões.
Uns vão, outros chegam, mas é sempre muita gente. Quando começa a ameaçar chuva, como agora, ou à noitinha, aí a coisa fica feia. Cada um protege seu canto e seus cacarecos como pode, porque cada pilastra, cada recôndito desse monstro de concreto vale mais que uma mansão no Morumbi, pensa o homem. Nem sei como é uma mansão no Morumbi, mas já ouvi falar que vale muito. E sei que o cantinho que eu tenho aqui vale ouro, ainda mais no inverno, quando o ar quentinho que sai dos tubos da estação do metrô tornam o frio nojento desta cidade úmida e gelada mais suportável.
Agora o problema não é esse. É a droga da chuvarada que prenuncia o verão e que desce como se fosse o fim do mundo e lava tudo, menos a miséria de nossas almas. Não há papelão, pano ou madeira que preste depois de cada tempestade...
Mas, seco ou molhado, frio ou quente, de noite ou de dia, será sempre a mesma droga debaixo desse viaduto maldito, um eterno monumento a lembrar o que esta cidade faz com quem fracassou na vida.



Para a FOLHA DE S.P no
http://www.folha.com.br/

Luiz Caversan, 52, é jornalista, produtor cultural e consultor na área de comunicação corporativa. Foi repórter especial, diretor da sucursal do Rio da Folha, editor dos cadernos Cotidiano, Ilustrada e Dinheiro, entre outros. Escreve para a Folha Online.






Nenhum comentário: