Foto: Donny Correia
Encerramento do ano "em" minha casa I.
Faltam exatos quatro dias para a CASA DAS
ROSAS, espaço Haroldo de CAmpos de Poesia e Literatura, fazer sua rave cultural.
O "eraOdito", ou "dito-evento" , terá uma programação parecida, porém com um quê diferente ( como diz Luisa Palhas querida-linda "IGUAL BEM DIFERENTE"): ela marcará a reabertura do espaço ao público. E como foi duro ficar sem a casinha, "teto"dos poetas abandonados e dos que fazem tudo para não se deixarem abandonar (também dos abandonados que não e acham tão abandonados assim...)
Sem palavras para divagar sobre o nada que sinto em relação ao anterior, afinal creio que a minha casa, sobre a qual falei na CRÔNICA "COROADA DE ROSAS"( postada nohttp://www.comunique-se.com.br/ e no http://www.palavriando.com.br/ , com cópia neste humilde blog), não existe mais. (E a culpa não é da CAD 2007).
Foi o tempo, "alento, insano e cruel", que destruiu minha ilusões em relação a poetas e cães (rs...). Minha ida à CAD, serviu para constatar que a Casinha que deixei, nunca mais será e que era momento de iniciar a montagem do renascimento.Depois de pensar muito, decido que no sábado estarei lá, verificando o efeito do encerramento de um ciclo, e checando o quanto restou de amor por aquele espaço espiritual depois de conhecer a fundo suas amarras.
A parte boa pode ser nominada: TYTA, Binho Santos, SAmara Sieber, Luisa Palhas, entre outros amigos-artistas que estarão animadíssimos recitando suas obras, seu processo particular de legitimidade...
Creio que para todos eles (ou seríamos nós?), é um momento distinto daquele julho em que deixamos, com sorrisos sinceros, nosso espaço "de rascunho impresso", nossa Casa Portuguesa, casa de "extravaso"... Depois do furacão, dos processos de descobertas e desvencilhamentos, restou a poesia.
E será ela, a reverenciada no sábado!
PROGRAMAÇÃO
14h – MARRAGONI - Recriação sobre o texto original de Bertolt Brecht e Kurt Weill, a peça conta e canta a história de Paulo Pimenta, lenhador da Amazônia que chega em Marragoni, a cidade-arapuca dos nossos sonhos e ilusões.Baseado no texto Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny, de Bertolt Brecht e Kurt WeillDireção: Ana Roxo.
16h –16h – O Governador José Serra e o Secretário João Sayad inauguram a visitação à Biblioteca Haroldo de Campos. Serão apresentados o novo site da Casa das Rosas e a exposição “Da Bibliocasa” - Livros do acervo Haroldo de Campos escolhidos pelo Professor e Tradutor Trajano Vieira, especialista na literatura grega, que colaborou na tradução que Haroldo fez da Ilíada, de Homero. Na seqüência haverá depoimentos sobre a Casa das Rosas com a participação dos ex-diretores do espaço.
17h – Desconcertos - - a voz da prosa na II RAVE CULTURAL, com leituras dos escritores Marcelino Freire e Paulo de Tarso. Curadoria de Claudinei Vieira, que criou este projeto na Casa das Rosas há três anos, tendo trazido para nosso espaço mais de 30 novos prosadores desde então.
18h - Choro – Com um repertório formado por ícones da MPB, como Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Chico Buarque, além de grandes nomes do samba como Cartola, Noel Rosa e Geraldo Pereira, integrantes da Banda do Canil da Usp se juntam aos músicos do grupo Coisa Linda de Deus para formar o quinteto que promete agitar o início da noite de sábado.Henrique Gomide (piano e escaleta), Zé Motta (vocais), João Fideles (percussão), Gustavo Angimahtz (violão) e Lucas Nobile (cavaquinho).
19h – Saraus da Casa das Rosas – 1. Chama Poética. A agitadora cultural Fernanda de Almeida Prado convida os poetas Antônio Lázaro de Almeida Prado e Cássio Junqueira para declamarem poemas com o tema “Alegria”. Além disso, o sarau conta com a presença do grupo No mesmo barco, e dos músicos Ozias Stafuzza, Mariana Avena, Neno Miranda, Aurora Maciel e Cristina Pini.
20h – Alice Ruiz e Rogéria Holtz – No Show Música e Poesia de Alice Ruiz são apresentadas composições musicais da poeta com diversos parceiros, como Alzira Espíndola, Arnaldo Antunes, Itamar Assumpção, Rogéria Holtz, Zé Miguel Wisnik e Waltel Branco. Entre as músicas, Alice Ruiz apresenta também seus poemas. Rogéria Holtz é a convidada que, além de parceira, está gravando, no momento o CD No País de Alice. O show é uma prévia do lançamento do CD.
21 h– José Roberto Aguilar e a Banda Performática - grupo formado em 1981 que vem mostrando desde então o melhor da música de invenção e a performance multimídia.Giba (guitarra) , Marcos (baixo), Marcelo (bateria), César Maluf (teclados), Loop B (percussão), Daniela, Gabi e Aguilar (vocais), Nelson (vídeo) e Lenira (coreógrafa).21h – Fábio Vietnica - O VDj apresenta, na sala 1, performances de imagens e sons lounge, criando um espaço para a videoarte e a música ambiente.22h30 – Sala 2 – CAMA DE POESIA, performance cênica criada e dirigida por José Roberto Aguilar, com a atriz Denise Passos.
23h – Saraokê – No “Saraokê”, ao invés de cantar, o público é convidado a recitar poemas com um fundo musical especialmente criado pelos músicos Gustavo Mera, Lu Horta, Paulo Padilha e Marcelo Ferretti. Esta é uma ousada e divertida experiência de improvisação coletiva. Nenhum verso sairá como chegou e nenhum poeta também.Participação especial da poeta mineira Bruna Piantino, lançando seu livro “Bastão”.
Domingo1h - Saraus da Casa das Rosas – 2. Rascunhos Poéticos. O segundo dos três saraus habituais da Casa das Rosas. Apresenta o grupo de criação poética dirigido por Carlos Savasini e Osvaldo Pastorelli.
2h – Trio Zabumbão - Forró para continuar a madrugada dançante na Casa das Rosas. Flavio Lima (Triângulo e voz), Chambinho (Acordeom) e Fabinho (Zabumba), e nos apresenta o melhor do forró madrugada a dentro.
4h – Saraus da Casa das Rosas – 3. Sarau da VACAMARELA, coletivo formado por jovens poetas, que apresentam diferentes tendências da poesia contemporânea. Além de promover o debate literário com a FLAP, a VACAMARELA edita o jornal literário O Casulo.
5h – Pedro Osmar e amigos - apresentam o melhor da música de invenção. Com a presença de Zeh Rocha, Cauê, Rafa Barreto, Gleiziane Pinheiro e Fábio Barros.
7h – Café da manhã
2 comentários:
Gabi
Espero, sinceramente, que os poetas citados estejam lá alegres e recitando seus poemas. Assim espero.
Bj
Carlos Savasini
Bem, creio que estarão...
Eu, no mínimo, estarei e felicíssma!
Beijocas muitas,
GAbi
Postar um comentário